AEROGERADORES

AEROGERADORES

           Um dos grandes tormentos do Mundo de hoje é a questão relativa à energia. O aproveitamento de energia ainda não atingiu um nível satisfatório, visto que a imensa maioria da energia utilizada no planeta é de origem não renovável, seja de fonte mineral, atômica, térmica ou das águas.

 

             A energia pode ser utilizada de forma mais civilizada e menos dispendiosa, por meios de fontes renováveis como a energia eólica, solar, das marés, geotérmica e de outras mais.

 

             Este trabalho desenvolvido pela Porta Forte Energia Solar tem como objetivo a análise do aproveitamento da energia eólica. O que a faz diferente não é só um fato ou outro, é o conjunto como um todo. O processo se dá pela utilização dos chamados cata-ventos ou hélices (veja as fotos nesta página) que captam a força da ação do vento e transformam numa fonte de energia alternativa muito útil.

 

 

             Além desta ser uma fonte de energia renovável, possui uma certa diferença em relação às demais, pode ser utilizada para o fornecimento de energia para pequenas populações onde não há um acesso de energia direto e também não necessita de grandes investimentos. É aqui que a Porta Forte entra. Cuidamos de tudo e fornecemos esta maravilhosa fonte de energia alternativa para as comunidades necessitadas. Seja você o responsável por melhorar a vida da região onde morar e representa!

 

Um pouco da história da Energia Eólica

 

             A geração de eletricidade pelo vento começou em torno do início do século, com alguns dos primeiros desenvolvimentos creditados aos dinamarqueses.

 

             Pelo ano de 1930, em torno de uma dúzia de firmas americanas estavam fazendo e vendendo esses "carregadores de vento", na maior parte aos fazendeiros do ventoso Great Plains. Tipicamente, essas máquinas poderiam fornecer até 1000 watts (1kW) de corrente contínua quando o vento estava soprando.

 

             Então chegou a Administração Rural de Eletrificação (ARE), um programa subsidiado pelo governo americano com a finalidade de estender linhas de força às fazendas e propriedades rurais em lugares remotos.

 

             Muitos países europeus construíram enormes geradores de vento. Durante os anos 1950 e 1960, os franceses construíram desenhos avançados de unidades de 100 kW a 300 kW. Os alemães construíram geradores de vento para prover força extra para sua linha de utilidades, mas por causa da rígida competição dos geradores de fluído fóssil, essas máquinas experimentais foram eventualmente descartadas.

 

             Uma das mais memoráveis máquinas de vento, foi a máquina de Smith-Putman, construída perto de Rutland, Vermont- USA, durante os anos 1940. Esta enorme máquina com lâminas de 50 m, foi desenhada para fornecer 1250 kW, para a malha de forças de Vermont. Por um período curto de tempo ela entregou 1500 kW, mas a escassez de material devido a época da guerra e a carência de dinheiro trouxe um fim a este projeto depois que os ventos quebraram uma das duas lâminas de 8 toneladas.

 

             Hoje, a energia eólica pode ser direcionada para prover algumas ou muitas tarefas úteis tais como: bombeamento de água, geração de eletricidade, aquecimento, etc.

 

Vamos examinar algumas dessas tarefas mais detalhadamente.

 

             Bombear água é um uso primário de energia eólica. Daniel Halliday e outros começaram fabricar cata-ventos multi-lâminas com este propósito na metade do século XIX. O trabalho de Halliday coincidiu com os avanços nas indústrias de bombas de água de ferro. Brevemente a combinação de máquina de vento e bombas de água fez possível bombear poços profundos e prover água para locomotivas a vapor, por exemplo.

 

             O vento também tem sido direcionado para prover energia mecânica para moagem de grãos, operações de serrarias, etc.

 

             A eletricidade pode energizar quase tudo e desta forma sua produção através da força do vento será substancialmente maior que as outras formas de conversão. Nós podemos bombear água, aquecer ambientes, ligar máquinas diversas, moer grãos, e realizar muitas outras tarefas, apenas usando a energia na forma de eletricidade, o que mostra ser a eletricidade, uma forma muito cômoda de distribuição de energia.

 

             Gostaríamos de mostrar agora um esquema envolvendo os passos envolvidos no planejamento e desenvolvimento de um sistema de energia eólica com sucesso.

Caixa de texto: Air Breeze
160 W de potência
12, 24 ou 48v
40 kWh/mês / 20 km/h
Detalhes
Caixa de texto: Whisper
1000 W de potência
12, 24 ou 48v
200 kWh/mês / 20 km/h
Detalhes
Caixa de texto: Skystream
2.4 kW de potência
110 ou 220v
400 kWh/mês / 20 km/h
Detalhes
Caixa de texto: PORTA FORTE     APLICAÇÕES     GALERIA     PARCEIROS     CONTATO