ENERGIA SOLAR

ENERGIA SOLAR

  Com a crise anunciada, sobretaxas e ameaça de apagões têm feito vários brasileiros passarem a buscar soluções de emergência para diminuir o consumo elétrico e ou para enfrentar as quedas de energia elétrica. Neste contexto, o uso das energias renováveis passou a ser bastante questionado e vislumbrado pelo consumidor final. Para o usuário urbano, a opção mais viável dentre elas é, sem dúvida, a energia solar. A Porta Forte Energia Solar, acreditando nisso desde o início de suas atividades, há mais de uma década vem trabalhando e oferecendo os mais diversos serviços utilizando a técnica de manipular o calor do Sol.

As aplicações da energia solar podem ser divididas em duas modalidades principais: as térmicas e as fotovoltaicas. No nível de tecnologia e escala de produção atuais, pode-se afirmar que, na área urbana, as aplicações térmicas podem representar uma boa economia de energia elétrica para o consumidor final, ao passo que a fotovoltaica pode servir para fugir do apagão, funcionando como fonte de energia elétrica de emergência, concorrendo, neste caso, com os geradores portáteis.

 

 

Aquecimento Térmico Solar

 

As aplicações térmicas são aquelas onde a luz do sol é transformada diretamente em calor pela absorção de superfícies escuras. O exemplo mais prático no contexto urbano é o aquecedor solar de água. Nele a água é aquecida nos coletores solares e armazenada em reservatórios térmicos. Seu uso substitui torneiras e chuveiros elétricos, podendo representar economia de até 35% no consumo elétrico de uma residência. Sua aplicação é, a qualquer tempo, bastante vantajosa em casas, hotéis, indústrias e edifícios residenciais. Seu processo de fabricação é bastante simples e utiliza materiais bastante disponíveis como vidro, cobre, alumínio, aço etc. A indústria brasileira do setor, já produz reconhecidamente, sistemas de excelente qualidade e vem crescendo a passos largos.

Para casas, o sistema pode se pagar dentro de dois ou três anos, sua vida útil é de mais de vinte anos. Seu custo de manutenção é muito baixo, pois requer o mínimo de intervenções. Importante dizer que o sistema funciona mesmo em dias nublados e os reservatórios podem conservar água quente por mais de três dias. Para dias seguidos de chuva, possui aquecimento elétrico complementar de forma a garantir o conforto. Aliás o conforto térmico, como em todo sistema de aquecimento centralizado, é muito superior ao do chuveiro elétrico. Isso deve-se a capacidade de vazão, muito superior, e a possibilidade de obter-se diversas combinações entre temperaturas e vazões, mesmo mantendo-se o valor de uma delas. Muito mais que um paliativo à crise atual, o aquecimento solar é uma solução definitiva em conforto e economia.

 

Energia Solar Fotovoltaica

As aplicações fotovoltaicas se baseiam na propriedade eletroquímica que alguns materiais possuem de transformar a luz em eletricidade - energia nobre e indispensável para funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Os painéis fotovoltaicos têm um custo bem superior ao dos coletores térmicos solares de potência equivalente, além de necessitar de maior área. Sistemas autônomos, requerem armazenamento - geralmente baterias. E apesar do investimento inicial ser um pouco elevado, o serviço se mostra bastante viável pois não há custos de manutenção.

A energia solar fotovoltaica já é viável em diversas aplicações, mas, como sistema autônomo para uso doméstico, não consegue competir com o preço da energia elétrica das concessionárias via rede pública de distribuição, devido, principalmente ao alto investimento inicial requerido . Mas, aqui é importante salientar, que, neste caso, o usuário deixa de ser mero consumidor, passando a ser um autoprodutor de energia elétrica. O que é uma situação bastante diferenciada.

Caixa de texto: Algumas das muitas vantagens trazidas pela utilização da Energia Solar:
- O calor apanhado nos coletores pode ser usado para numerosas necessidades. Pode-se obter água quente para consumo doméstico ou industrial, ou aquecimento para nossas casas, hotéis, escolas... etc. Pode aquecer piscinas e permitir o banho durante todo o ano.
 - Dentro da agricultura, os secadores térmicos consome muito menos energia se eles combinam com um sistema solar.
- Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano (aproximadamente 15 trilhões de megawatts) poderia nos dar um suprimento de energia equivalente a 54% do petróleo nacional ou 2 vezes a energia obtida com o carvão mineral ou ainda 4 vezes a energia gerada no mesmo período por uma usina hidrelétrica.
- As células solares, preparadas em painéis solares, são considerados como a solução ao problema da eletrificação rural, com vantagem sobre outras alternativas, os painéis não contaminam, não produzem qualquer ruído, não consomem combustíveis e não precisam de manutenção. Além de trabalharem também em dias nublados, desde que eles capturem a luz que filtra pelas nuvens.
- Pode ser armazenado em acumuladores e ser usado horas à noite e até mesmo injetar a eletricidade sobressalente à rede geral.
- O preço das células solares continua diminuindo e começa sua produção em grande escala. É muito provável que a partir do século 21, uma boa parte da eletricidade consumida no mundo terá sua origem na conversão de células fotovoltaicas.
- A energia solar pode ser completada perfeitamente com outra energia convencional, evitando assim a necessidade de sistemas grandes e caros.
- A energia solar é incomparável a qualquer outro sistema de energia convencional por tratar-se de uma fonte 100% natural, ecológica, gratuita, inesgotável e que não agride o meio ambiente.
- Para cada 1m² de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 m² de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas.
- Para cada 1m2 de coletor solar instalado, permite-se economizar 55 kg de GLP/ano ou 66 litros de diesel/ano ou 215 Kg de lenha/ano.
- Evita-se a construção de novas hidrelétricas que resultam na perda da fauna e da flora tropical, inundação de terras que eram ou poderiam ser utilizadas para agricultura e pecuária, perda de patrimônio histórico/cultural e também na recolocação de famílias.
Você Sabia?
A energia solar demora aproximadamente 9 minutos para chegar a Terra em ondas curtas e médias. Quando esta chega na atmosfera 30% é refletida devido à presença de uma proteção natural: a camada de ozônio.
Caixa de texto: PORTA FORTE     APLICAÇÕES     GALERIA     PARCEIROS     CONTATO