AQUECIMENTO (Solar/Gás)

AQUECIMENTO (Solar/Gás)

  Na sua busca incessante pelo progresso, o homem se depara com um grande dilema: como gerar energia de forma sustentável garantindo a saúde do planeta? A crise energética já é uma realidade, e sua principal conseqüência é a degradação dos recursos naturais. Não é certo, nem necessário, fazer uso massivo de energia nobre para realização de tarefas relativamente simples, como o aquecimento de água. O chuveiro elétrico é uma forma pouco racional de geração de energia térmica, e deveria ser utilizado somente em situações extremas.

O aproveitamento da energia solar está cada vez mais presente na vida das pessoas e cada vez mais se percebe a importância do seu aproveitamento. A Porta Forte Energia Solar trabalha com este tipo de aquecimento e mostra um pouco para você como funciona este processo.

Caixa de texto: PORTA FORTE     APLICAÇÕES     GALERIA     PARCEIROS     CONTATO

Funcionamento

Um sistema de Aquecimento Solar é composto basicamente por um reservatório térmico, um conjunto de placas coletoras e tubulação devidamente isolada. Uma placa de material condutor, geralmente cobre ou alumínio é utilizada como captadora da energia radiante do Sol. As placas são pintadas ou escurecidas com processos químicos de modo a melhorar as suas propriedades de absorção. As placas são devidamente brasadas a tubos que fazem o transporte do fluido a ser aquecido. Os tubos aletados servem, portanto, única e exclusivamente para transformar a energia Solar em acréscimo de temperatura do fluido de trabalho.

Esta placa absorvedora é protegida do meio ambiente por um gabinete. Este gabinete deve isolar a placa das intempéries e também deve impedir a perda de calor da placa para o meio ambiente.

O conjunto formado pela união da placa absorvedora e do gabinete chama-se Coletor Solar. O coletor solar é devidamente conectado a um reservatório térmico que tem como função, o armazenamento da água quente. O fluido de trabalho, usualmente água, irá circular entre os coletores solares e o reservatório térmico até que o sistema atinja a temperatura de estagnação (temperatura onde não há mais incremento energético no sistema).

Entende-se, portanto, que o aquecimento da água do reservatório não ocorre instantaneamente e sim durante determinado período de tempo.

O sistema de aquecimento solar funciona na realidade como um economizador. Nos dias de sol ele atua constantemente fazendo com que todo o volume do reservatório térmico fique aquecido. A temperatura máxima que a água no reservatório térmico pode alcançar depende da estação do ano, da intensidade de radiação diária e do dimensionamento da instalação. Nos dias encobertos o sistema de aquecimento solar aproveita-se da radiação difusa. No verão, somente esta radiação pode ser suficiente para o pleno aquecimento do tanque. Nos dias de chuva, onde não há incidência de radiação aproveitável nas placas, o sistema de aquecimento solar fica inoperante. Devido esse problema faz-se necessário à utilização de uma fonte de energia auxiliar. Usualmente utiliza-se a energia elétrica ou o aquecimento a gás.

A fração de energia economizada durante o período de funcionamento do sistema dependerá das condições de utilização da água quente na residência, da qualidade da instalação do sistema e da localização geográfica do mesmo. A gráfico abaixo ilustra a comparação entre o consumo energético auxiliar de um sistema de aquecimento solar que utiliza energia elétrica como fonte auxiliar de energia e um chuveiro elétrico de passagem convencional.

Algumas características dos sistemas de aquecimento solar:

- Instalações simples e duráveis

- Materiais nobres e recicláveis

- Energia limpa e 100% segura

- Vida útil superior a 20 anos

- Economia aliada ao conforto