MICRO USINA

MICRO USINA

  Por definição, microusina hidrelétrica é uma central de fio d’água, não necessitando de reservatório para armazenar água. Grosso modo, é composta por barragem de desvio, tomada d’água, câmara de carga, casa de máquinas ou de força, tubulação e linhas de transmissão e distribuição. A barragem serve para manter o nível do rio (ou riacho, córrego, ribeirão etc.) por meio de um vertedor. Pode ser construída com pedras ou outro material de contenção. Tomada d’água é o canal que conduz a água até a câmara de carga. Nos casos mais simples, pode ser escavada com uma enxada. Câmara de carga é o tanque que recebe a água do canal. Feito geralmente de tijolo e cimento, deve ter uma grade na junção com a tubulação que leva a água até a turbina, para reter folhas, galhos, terra, frutas etc. Casa de máquinas é a construção coberta, quase sempre em alvenaria, que abriga a turbina, o gerador e o painel de controle. A turbina é um dos componentes básicos da usina. Seu rotor, por onde a água escoa, absorve energia hidráulica, transformando-a em energia mecânica.

Caixa de texto: PORTA FORTE     APLICAÇÕES     GALERIA     PARCEIROS     CONTATO
Caixa de texto: Há vários modelos de turbinas no mercado. Independentemente disso, deve haver um canal de fuga na casa de máquinas para devolver a água ao curso natural do rio. Gerador é o equipamento que, ligado ao eixo da turbina, transforma a energia mecânica em elétrica. O painel de controle deve ter um voltímetro, para controlar a freqüência, além da chave liga/desliga. Linhas de transmissão: fiação montada em postes de madeira ou de cimento por onde a energia hidráulica, transformada em energia elétrica, é levada aos pontos de consumo.
Um grande aliado para o sucesso das usinas de baixa potência tem sido a melhoria da eficiência das lâmpadas e eletrodomésticos. Hélio afirma que com o uso desta nova geração de aparelhos, já se é possIvel, com apenas 260 Watts disponíveis, operar uma televisão, antena parabólica, uma geladeira de 1A, seis lâmpadas PL de 9/11 watts, aparelhos de som e ventilador.
Alguns casos especiais podem ser resolvidos com soluções diferenciadas. Por exemplo, quando se tem potências de quedas d'água muito baixas, e se deseja acionar equipamento que exija uma potência maior que a disponível, a usina pode ser planejada para funcionar apenas algumas horas por dia. Com a construção de uma pequena barragem, a água pode ser represada durante uma parte do dia, para ser liberada no horário mais conveniente, podendo se obter, desta forma, potências algumas vezes maior.
No caso de rios temporários, a usina pode ser planejada para trabalhar durante os meses de fluxo ativo do rio, que geralmente é de oito ou nove meses, com vantagens, pois o custo operacional deste tipo de usina é imbatível, além de apresentar um baixo investimento inicial.

As Vantagens

Baixo investimento e custo de manutenção, número reduzido de paradas para manutenção, fonte de energia limpa e renovável que dispensa combustível, não necessita de sistemas de armazenamento, boa estabilidade e qualidade da energia produzida, baixo impacto ambiental, flexibilidade entre horas de produção x potência (com a utilização de barragens), fácil dimensionamento, funcionamento isento de ruído e poluição atmosférica ou sonora. Todas estas vantagens faz da micro usinas hidrelétricas, uma opção incontestável frente as demais, desde que se tenha quedas d'água com o potencial necessário, evidentemente.